29
nov
2015

Papo Calcinha: Absorvente Interno – Como Colocar (Parte 2)

Oi gatinhas e gatonas,

Agora que já sabem um pouco sobre o absorvente interno, é hora de saber qual é o tamanho a escolher e como colocar.

Nenhuma mulher tem o corpo igual, por isso, é necessário conhecer o próprio corpo para saber como anda a intensidade do fluxo e qual é a ser usado. Após saber qual a quantidade certa da menstruação é hora de escolher o tamanho correto do tampão.

 

Atualmente existem três tamanhos sendo comercializados: Mini, médio e super. Para escolher o tamanho certo é só seguir a tabela de fluxo a baixo.

O mais indicado para quem não tem experiência com esse tipo de absorvente é começar com um tamanho pequeno e após se familiarizar, aumente o tamanho.

Nunca use um absorvente maior que o necessário. Ele pode ressecar a vagina tornando-a mais vulnerável para uma lesão na parede vaginal.

Agora é hora de “botar para dentro” o absorvente. É só seguir o passo a passo que não tem como errar.

Lave bem as mãos com sabonete e enxugue bem. Com as mãos devidamente limpas, retire a parte de baixo do plástico protetor, puxando a fita colorida central.

 

Estique o cordão.

 

Gire o cordão em movimentos circulares para abrir a sua base. Assim que a base estiver mais aberta, encaixe o seu dedo indicador nela.

Com o dedo indicador já encaixado na base do produto, retire a parte de cima do plástico protetor.

 

Escolha a posição em que você se sinta mais confortável.

Pode ser de pé com uma perna apoiada em um lugar mais alto, com as pernas separadas e flexionadas ou sentada com joelhos separados.

 

Com a mão que está livre, abra delicadamente as dobras da pele da entrada da vagina, leve a ponta do absorvente até ela e empurre de modo suave, mas firme.

Acompanhe a curva natural do seu corpo, usando todo o comprimento do seu dedo indicador.

Para retirar o absorvente interno, é só puxar a cordinha suavemente.

O absorvente interno não alarga o canal vaginal. A vagina tem elasticidade suficiente para conter um absorvente com sangue e voltar após a retirada.

É normal sentir desconforto nas primeiras vezes, se sentir mais confortável, pegue um espelho para identificar a entrada da vagina.

Não há desconforto quando bem colocado, se sentir é só empurra-lo um pouco mais para dentro.

A cordinha é feita com material muito resistente, então ela não irá soltar. Mas, se isso acontecer e ela se perder no corpo, é possível “pescar” o fio com os dedos. Se não conseguir ou ficar com medo, procure um pronto-socorro ginecológico o mais rápido possível para não ficar com ele dentro do corpo para evitar infecção.

Caso o tampão se desloque para a entrada da vagina, é porque ela já está complemente saturado e o seu vazamento será visível na calcinha. Procure troca-lo com frequência e lembre-se: Não fique mais de 8 horas com o mesmo absorvente.