29
dez
2015

Papo Calcinha: Absorvente Interno – Doenças (Parte 3 – Final)

Oi gatinhas e gatonas,

Como disse nessa série, muitas mulheres não usam o Absorvente Interno por falta de informação e por não ter esclarecimento. Então quando forem ao ginecologista perguntem, ele está lá para tirar dúvidas.

Leia os post’s anteriores da série:

Parte 1: Absorvente Interno

Parte 2: Como Colocar

Tiro isso por experiência própria em que uma conhecida estava menstruada e me pediu um absorvente, disse a ela que tinha apenas o O.B. e ela disse que não usava porque ele causava câncer no útero. Questionei perguntando onde foi que ela ficou sabendo dessa informação. E para minha surpresa a resposta foi: – “Helaine, se você tem que enfiar o absorvente dentro de você, ele vai furar seu útero e vai causar câncer, presta atenção”. Vocês acham que eu discuti com essa criatura? Claro que não. Deixei para me esclarecer com um médico em uma das minhas consultas médicas. Fiz essa pergunta a ginecologista que disse que desconhecia a informação as que iria pesquisar. Ela se esqueceu da minha pergunta e eu deixei quieto, mas continuei usando.

Quando comecei a fazer essa série entrei em contato com o SAC da Johson e Johson, mandei uma “Redação do Enem” pedindo esclarecimentos sobre a informação que a menina me havia passado. Eis a uma parte da resposta:

Olá Helaine,

Obrigada por aguardar o nosso retorno!

Esclarecemos que não existe nenhuma comprovação sobre este questionamento. O câncer de colo do útero claramente está relacionado com a infecção por HPV oncogênico. 

[…]

Abraços,

Central de Relacionamento com o Consumidor
Johnson & Johnson do Brasil
0800 703 6363

Dúvida esclarecida para todas nós.
Para quem tem o hábito de usar o absorvente interno, sabe que dentro dele vem um folhetinho (inho mesmo) que vem esclarecendo algumas dúvidas, ensinando a usar e destacando informações sobre a Síndrome do Choque Tóxico (SCT).
A SCT, é uma infecção muito rara, porém muito perigosa, causada por uma bactéria que pode ocorrer em qualquer pessoa e pode levar a morte. Ela foi principalmente associada ao uso de absorvente interno pelo seu uso de tempo muito prolongado. Essa doença pode ser tratada, quando detectada rapidamente, e a maioria dos pacientes se recuperam completamente. Os sintomas são:

  • Febre alta (mais de 39°C) de aparecimento súbito;
  • Dores musculares;
  • Vermelhidão na pele coma aparência de queimadura solar;
  • Enjôo acompanhado de vômito;
  • Diarreia;
  • Dores de garganta;
  • Desmaios.

Se identificado algum desses sintomas ou todos, é muito importante que seja interrompido o seu uso e que seja feita uma consulta médica ao ginecologista. Por isso é necessário fazer o uso adequado do absorvente e seguir os seguintes cuidados:

  • Lavar bem as mãos antes e depois de cada uso;
  • Usar o tampão mínimo para o seu fluxo (menstruação leve, usar um mini);
  • Não usar fora do fluxo menstrual;
  • Não usar mais de um por vez;
  • Independente da ocasião, ele deverá ser trocado em até 8 horas, após esse tempo você ficará mais vulnerável a SCT;
  • Em uso noturno trocar antes de dormir e assim que acordar.

Minhas lindas, sei que o post ficou gigante, mas foi para uma causa nobre. Cuide-sempre! E se ainda ficou alguma dúvida é só comentar ou mande um e-mail para nannamais@hotmail.com que eu terei o prazer de poder ajudar. Um beijo e até a próxima.