Alergia a Cosméticos


Olá gatinhas e gatonas,
Toda mulher vaidosa gosta de realçar a sua beleza com ajuda de um cosmético, seja com o creme para prevenir algum sinal da idade ou uma maquiagem. O problema é quando esses produtos não dão o resultado esperado, indo mais longe, o que era para realçar a beleza vira um pesadelo surgindo então uma alergia.
Os produtos hipoalergênicos foram desenvolvidos para diminuir a incidência de alergias. Ou seja, esses produtos raramente produzirão reações alérgicas ou irritantes. Entretanto, existem pessoas com a pele hipersensível que mesmo usando esse tipo de cosmético terá alguma reação adversa. Quando isso acontece, é necessário procurar um dermatologista, pois é ele que encontrará o cosmético certo para não ocorra à alergia.

Os principais tipos de alergia a cosméticos são:
Dermatite de contato - se dá quando usado um cosmético e ele causa irritação a pele. O ácido retinóico e peróxido de benzoila são substancias que podem ocasionar alergias. Para dar um fim a ela, é necessário consultar um médico.
Dermatite de contato alérgica - é quando se é alérgico a uma determinada substancia que contém no produto. Ao comprar algum cosmético leia e preste atenção na sua composição, e não compre conter esse elemento nele.

Evite alergias:
Diminua possibilidade de alergias - procure produtos que tenham em seu rótulo a seguinte informação: “produto dermatologicamente testado”;
Idosos e crianças - possuem a imunidade baixa e pele fina, por isso são mais vulnerais;
 Ácido glicóico e retinoico - são elementos que devém ser evitados, pois causa alergias;
Perfumados e coloridos - produtos com fragrância e com cores podem causar também irritação. O corante também age como um bloqueador, impossibilitando a respiração da pele. Evite-os.
Cosméticos em gel - não foram feitos para qualquer tipo de pele. É recomendável que pessoas de pele oleosa usem produtos em gel. Já pessoas de pele sensível podem sentir ardência.
Cremes importados - foram produzidos para serem utilizados nas regiões de sua origem, sendo mais gordurosos, seu uso pode causar acne.
Em caso de alergia - leve o cosmético junto à consulta ao dermatologista, para que ele identifique o agente causador da reação.
Sigam essas dicas e terão pele de pêssego.
Um beijo!

26 comentários:

  1. Essas informações são muito importantes! Eu não tenho nenhuma alergia, ainda bem, amo maquiagem! Mas tenho várias amigas que tem :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem mesmo,porque é horrível pra quem tem...
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  2. Amei as dicas, tomarei mais cuidado com alguns produtos <3

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Bom também ficar de olho na validade dos produtos, porque produto vencido também é um perigo para alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esse detalhe que esqueci de falar no post...
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  4. Essas informações são bem importantes, já tiver uma, alergia por conta de um rimel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive por causa de um delineador. O olho inchava parecia que tinha levado um soco.
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  5. Tuas dicas e o alerta foram muito bacanas ♥ É bem importante tomar cuidado com determinadas composições. Mesmo que a marca seja incrível, nem sempre temos essa disposição para usá-la com frequência. Lembro que tinha uma alergia absurda com um lápis de olho quando era menor, mas não fazia ideia que era proveniente da maquiagem. É bom se ligar com essas coisas. Adorei.

    ResponderExcluir
  6. Dicas pra vida, é bom ficar bonita, mas a saúde vem em primeiro lugar. É bom a mulher sempre ficar atenta mesmo às composições do cosmético. Eu mesmo às vezes fico com as pálpebras meio escuras depois que passo delineador ou sombra, e agora que você falou, irei falar com a minha dermatologista.
    Amei o post, e obrigada! <3
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu te ajudei, fico feliz. As vezes ão detalhes que a gente deixa passar que fazem diferença...
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  7. Olá Nanna, tudo bem?
    Gostei bastante das dicas que você forneceu em seu post. Quando era mais nova, minha mãe me deu um perfume do Boticário chamado Ma Cherie. Logo na primeira aplicação, minha pele ficou cheia de bolinhas vermelhas que coçavam muito. Ao ir ao dermatologista, descobri que tinha alergia ao produto. Atualmente, compro somente itens de perfumaria, visto que não tenho o hábito de usar maquiagem ou cremes para a pele. Fico feliz demais por não ter tido mais nenhum tipo de problema com o que adquiro.
    E sempre é importante cuidar da saúde primeiro.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não aconteceu nada de mais sério. Se a gente cuida da saúde a beleza vem junto ;)
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  8. eu tenho alergia ao carvão do lápis de olho, já fiquei com os olhos inchados pq usei, não uso muita maquiagem, mas gostei bastante das dicas, ajuda muito quem tem a pele fresca como a minha rs

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim quando a gente quer usar uma coisa e não pode (maquiagem) mas é a vida. Tomara que um dia algum dermatologista desenvolva um lápis de olho para peles hipersenssiveis.
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  9. Graças a deus que nunca aconteceu da minha pessoa ficar com algum problema no quesito maquiagem , obviamente que me pondero em certas situações mas até o presente momento nunca enfrentei esse problema .. que lindo seu blog ... CLARO EU QUE INDIQUEI A DESIGNER hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá toda convencida né... hihihihi

      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  10. Até hoje não descobri ter nenhuma alergia, mas é muito importante espalhar essas informações que você compartilhou. Muitas pessoas não conhecem sobre o assunto e passam uns perrengues com a alergia. Arrasou, guria!

    Beijoss,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitar é o melhor remédio.
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  11. Sempre evito comprar cosméticos perfumados e coloridos, além daquelas marcas que eu nunca ouvi falar, mas não me atentava para as outras dicas do seu post. Vou começar a me preocupar com isso para evitar alergia.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só essas precauções já fazem muita, mas muita diferença. Que bom que as minhas dicas te acrescentou alguma coisa ♥

      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  12. Olá! Com a quantidade de cosméticos feita atualmente é preciso ter bastante cuidado ao utilizar qualquer um, ainda mais se não forem testados dermatologicamente. Eu não tenho costume de usar muitos, fico no básico, batom, rímel, lápis de olho, me falta paciência fazer aquela make elaborada todos os dias haha Mas protetor solar não pode faltar. Adorei o post. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só use marca de confiança, para não entrar em uma canoa furada...
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir
  13. Interessante o seu post, como ainda não tive alergia aos produtos que uso, talvez até tenha tido sorte, acabo por não prestar muita atenção nos componentes dos produtos ou nos avisos nos rótulos, mas agora começarei a tomar um cuidado maior, pois pretendo continuar sem alergias hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gata, que bom que não teve, porque alergia a um certo cosmético é uma tristeza. È sempre bom ficar em alerta.
      Obrigada pela visita.
      Bju

      Excluir