Novembro Azul, Entenda Mais Sobre o Assunto

Imagem: lado a lado pela vida
Olá gatinhas e gatonas,
Apesar do blog ser voltado para o público feminino, o assunto hoje é para os gatinhos e gatões, o que seria um "Papo Calcinha" será um "Papo Cueca Especial". Mas como informações úteis nunca são demais, que tal se saber a propósito do assunto e alertar o seu pai, tio, avô, marido, etc...

Em estudos feitos esse ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), foi constatado que 51% dos homens com mais de 35 anos nunca consultaram um urologista. A estimativa de câncer de próstata é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, a cada uma hora, sete homens são diagnosticados com a doença. Infelizmente o câncer de próstata não tem prevenção, entretanto, o seu diagnóstico precoce é essencial para a cura. Se identificado cedo, é possível fazer o seu controle e acompanhamento sem a retirada do tumor se classificado como de baixo risco, através da vigilância ativa.
Para conscientizar a sociedade brasileira, a SBU junto do Instituto Lado a Lado Pela Vida realizam a campanha Novembro Azul, para mostrar ao homem a importância de realizar exames anuais a partir dos 50 anos. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações para chamara atenção sobre o assunto, dando destaque ao dia 17 de novembro que é o dia nacional de combate ao câncer de próstata.
As pessoas que tiveram familiares de primeiro grau diagnosticados com a doença devêm procurar um urologista a partir dos 45 anos para realização do exame. Existem dois exames para identificar o câncer de próstata, são eles: A avaliação de dosagem séria do PSA no sangue e o toque retal.
Realizar os exames nessa faixa etária está relacionado à diminuição aproximada de 21% na mortalidade causada pela doença.
O urologista é o médico profissional capacitado para diagnosticar e tratar a doença.
Imagem: Google Imagens
Fique de olho nos fatores de risco, para combater o câncer de próstata:
  • Idade (62% dos casos são em homens a partir de 65 anos)
  • Histórico familiar
  • Raça ( foi identificado maior incidência em negros)
  • Alimentação inadequada, rica em gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  • Sedentarismo
  • Obesidade

Sintomas (em casos avançados):
  • Vontade de urinar com urgência
  • Dificuldade para urinar
  • Levantar inúmeras vezes para ir ao banheiro durante a noite
  • Dor óssea
  • Queda do estado geral
  • Insuficiência renal
  • Dores fortes no corpo
  • Ao sentir esses sintomas ou para mais informações consultar um urologista.

Fonte: portaldaurologia.org.br

Um beijo e cuide-se!

24 comentários:

  1. Nossa... os dados são preocupantes ne? Infelizmente grande parte dos homens se preocupa menos com a saúde que as mulheres. A gente repara em tudo e nos preocupamos com qualquer coisa que aparece rsss
    Cuidar da saúde é essencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esses números são preocupantes. Quem dera se o homem fosse preocupado com a saúde como é com o computador, carro hihihihi...
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir
  2. Que demais você fazer um post sobre conscientização, é tão importante!
    Parabéns pelo conteúdo.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Tema super importante! Mais que necessário essa campanha de conscientização. Parabéns pelo post!


    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia de se fazer o post, o novembro azul e pouco comentando ainda .. principalmente na blogosfera! e muito importante alertarmos os homens sobre esse mal,exame e prevenção é fundamental ♥
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... É sempre bom alertar os homens que muita das vezes são distraídos quando o assunto é saúde.
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir
  5. Adoro essas campanhas, participei do Outubro Rosa e to apoiando o Novembro Azul. Homens tem mania de não ir fazer exames porque eles nunca tem nada, né? Tem que conscientizar mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera se o homem fosse preocupado com a saúde como é com o computador, carro hihihihi...
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir
  6. Sempre bom deixar nossos leitores informados e antenados para tudo, principalmente quando se trata da saúde. A gente só tem uma vida e temos que cuidar bem dela, certo? ;)
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apoio muito, termos que incentivar o novembro azul da mesma forma do outubro rosa, por que é tao importante quanto. Adorei a iniciativa! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente parabéns pelo post e segundamente, super apoiado! Eu acho que quanto mais compartilhado for, mas os homens vão perceber que devem procurar se cuidar!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post! Um assunto muito sério e que merecia ser discutido com mais frequência! Infelizmente muitas pessoas relevam o cuidado com a saúde e pensam que não correm riscos, mas todo alerta é necessário! Super válido ir ao médico e ficar atento aos sintomas.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, como eu disse, não dá para prevenir a doença, mas é possível combate-la de descoberta cedo, por isso precisamos falar sobre o assunto.
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir
  10. Muito importante!
    Os homens precisam perder o preconceito e se cuidar mais!
    =)

    ResponderExcluir
  11. Achei super válido o post, afinal as esposas, namoradas e filhas precisam entender do assunto até para ajudar a cobrar por uma ida ao médico. É um assunto sério que envolve um taboo que precisa ser quebrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é quem ama cuida de alguma forma, não é mesmo?
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir
  12. Que legal esse post! Normalmente só vemos sobre a saúde feminina e deixamos um pouco de lado os homens. É sempre bom avisá-los que também devem ir ao médico e se cuidar. Acho que é por isso que os homens tem vida curta, porque acham que cuidar de si próprio é errado e causa má impressão. :/ Meu pai mesmo é um que não se cuida, mesmo falando milhares de vezes para ele se cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é sempre bom alertar os homens, meu pai não era muito preocupado, mas depois que um amigo dele morreu sem ninguém saber o motivo, ele passou a olhar para mais a saúde dele.
      Obrigada a visita.
      Beijo!

      Excluir