27
maio
2017

Papo Calcinha: Anticoncepcional – Mitos e Verdades

Olá gatinhas e gatonas,

Pelo menos uma vez na vida, toda mulher irá de deparar com a pílula anticoncepcional. Esse medicamento é tema de diversos debates. São tantos boatos sobre o anticoncepcional que hoje trouxe alguns mitos e verdades para desmistificar aqui no blog com vocês. Mas, antes de começar, é necessário saber o que são essas pílulas contraceptivas.

 

“Pílula Anticoncepcional – medicamento oral de uso diário, que possui os hormônios estrogênio e progestina para evitar a gravidez.”

Imagem: Vix – AREEYA_ANN/ISTOCK

O USO DE ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR TROMBOSE.

 VERDADE!

O uso de anticoncepcional aumenta a possibilidade de trombose. Pois, ajuda a coagulação do sangue. Entretanto, o uso de cigarros, obesidade e pré-disposição genética podem ser outro fator para o seu desenvolvimento.

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL.

VERDADE!

Não é fácil, porém é possível. Principalmente se não for tomado rigorosamente. Um único dia esquecido é o suficiente para desregular todo o ciclo hormonal facilitando uma possível gravidez.

NÃO É NECESSÁRIO TER UM HORÁRIO FIXO PARA TOMAR ANTICONCEPCIONAL.

MITO!

Para ser mais eficiente e evitar sangramentos por escape, é necessário tomar a pílula todos os dias no mesmo horário.

TOMAR A PÍLULA DURANTE UM PERÍODO DE DESARRANJO INTESTINAL OU INGERIR ANTES DE FAZER VÔMITO, NÃO FAZ COM QUE O ANTICONCEPCIONAL PERCA SUA EFICIÊNCIA.

MITO!

O corpo leva no mínimo 30 minutos para começar a absorver o medicamento. Então se estiver passando por um problema intestinal ou tendo vômitos constantes o anticoncepcional perderá seu efeito.

O USO CONSTANTE DO ANTICONCEPCIONAL DEIXA A MULHER ESTÉRIL.

MITO!

Tomar anticoncepcional não deixará a mulher estéril. Isso pode ser algum problema de saúde ou de ovulação.

Esses mitos e verdades são algumas das dúvidas mais frequentes que muitas mulheres têm a respeito do uso do anticoncepcional. Antes de fazer o uso de qualquer medicamento procure um ginecologista, ele é o profissional devidamente capacitado para esclarecer dúvidas e orientar qual pílula ou método contraceptivo deverá usar.

Se deseja engravidar entre em contato e se informe com a Gera Restauração e da Fertilidade

 

Um beijo e até mais.