Papo Calcinha: Anticoncepcional - Mitos e Verdades

Olá gatinhas e gatonas,
Pelo menos uma vez na vida, toda mulher irá de deparar com a pílula anticoncepcional. Esse medicamento é tema de diversos debates. São tantos boatos sobre o anticoncepcional que hoje trouxe alguns mitos e verdades para desmistificar aqui no blog com vocês. Mas, antes de começar, é necessário saber o que são essas pílulas contraceptivas.

"Pílula Anticoncepcional – medicamento oral de uso diário, que possui os hormônios estrogênio e progestina para evitar a gravidez."

Imagem: Vix - AREEYA_ANN/ISTOCK
O USO DE ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR TROMBOSE.
 VERDADE!
O uso de anticoncepcional aumenta a possibilidade de trombose. Pois, ajuda a coagulação do sangue. Entretanto, o uso de cigarros, obesidade e pré-disposição genética podem ser outro fator para o seu desenvolvimento.

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL.
VERDADE!
Não é fácil, porém é possível. Principalmente se não for tomado rigorosamente. Um único dia esquecido é o suficiente para desregular todo o ciclo hormonal facilitando uma possível gravidez.

NÃO É NECESSÁRIO TER UM HORÁRIO FIXO PARA TOMAR ANTICONCEPCIONAL.
MITO!
Para ser mais eficiente e evitar sangramentos por escape, é necessário tomar a pílula todos os dias no mesmo horário.

TOMAR A PÍLULA DURANTE UM PERÍODO DE DESARRANJO INTESTINAL OU INGERIR ANTES DE FAZER VÔMITO, NÃO FAZ COM QUE O ANTICONCEPCIONAL PERCA SUA EFICIÊNCIA.
MITO!
O corpo leva no mínimo 30 minutos para começar a absorver o medicamento. Então se estiver passando por um problema intestinal ou tendo vômitos constantes o anticoncepcional perderá seu efeito.

O USO CONSTANTE DO ANTICONCEPCIONAL DEIXA A MULHER ESTÉRIL.
MITO!
Tomar anticoncepcional não deixará a mulher estéril. Isso pode ser algum problema de saúde ou de ovulação.

Esses mitos e verdades são algumas das dúvidas mais frequentes que muitas mulheres têm a respeito do uso do anticoncepcional. Antes de fazer o uso de qualquer medicamento procure um ginecologista, ele é o profissional devidamente capacitado para esclarecer dúvidas e orientar qual pílula ou método contraceptivo deverá usar.

Um beijo e até mais.

2 comentários:

  1. Adorei o texto Helaine! Estou pensando em mudar de pílula pra injeção. Não quero engordar. Você acha que Cyclofemina pode ser uma opção boa? Tentei achar mais informações na bula nesse site http://cyclofemina.com.br mas não achei sobre isso. Me ajuda? Obrigada! Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, esse tipo de ajuda eu não posso te dar porque não tenho essas informações e nem sou profissional na área. Mas posso te dar uma dica?
      Procure um ginecologista, ele vai te orientar a fazer a melhor escolha. Um bom médico vai te passar informações além da bula.
      Obrigada a visita!
      Beijo

      Excluir