UMECTAÇÃO CONHECENDO MELHOR ESSA TÉCNICA

Olá gatinhas e gatonas,
A técnica de umectação consiste em umedecer o cabelo com óleo. Este por sua vez agirá repondo massa, reduzindo o frizz, hidratando, nutrindo e definindo melhor os cachos.
A umectação é a técnica muito comum de ser aplicada em cabelos cacheados e crespos, tendo em vista que são mais ressecados devido ao seu formato que impede a chegada de óleo natural que sai da raiz e vai para as pontas.
Apesar de ser uma técnica muito utilizada entre as cacheadas e crespas a umectação é indicada para todos os tipos de cabelo. Ela não só pode, como deve ser acrescentada em uma das etapas do cronograma capilar.
A umectação pode ser realizada em casa e tudo que você precisa para realizar a técnica é um óleo vegetal. O óleo mineral é contraindicado para a prática desse procedimento.

Óleos vegetais liberados para a umectação
Abacate, açaí, amêndoa, amendoim, andiroba, argan, baobá, buriti, canola, castanha do Brasil, coco palmiste, copaíba, cupuaçu, dendê, macadâmia, manga, milho, monoi, moringa, muru-muru, óleo de coco, óleo de jojoba, oliva, patuá, pequi, pracaxi, rícino, tucumã.

Por ser produtos naturais, a técnica de umectação é liberada para Low e No Poo.


Faça você mesma
Com o cabelo de preferência sujo, aplique o óleo escolhido da raiz as pontas, massageando principalmente a raiz (se preferir divida o cabelo em mechas), isso ativará a circulação sanguínea do couro cabeludo, ajudando no processo de crescimento dos fios.
Deixe agir por no mínimo 4 horas. Se preferir faça a técnica de umectação a noite, antes de dormir, é só colocar uma touca para não sujar o travesseiro.
Retire o óleo do cabelo com água fria, shampoo e condicionador.
Finalize como de costume.

Vai por mim, se seu cabelo estiver agredido, fraco, frágil, pedindo socorro, em questão de semas ele estará bem melhor.
Um beijinho e até a próxima.

38 comentários:

  1. Olá Helaine, parabéns pelo seu blog. Acredito que é a primeira vez que visito. Eu não sou muito prendada pra cuidar do cabelo, confesso. Mas volta e meia dou um banho de oleo de coconut e meu cabelo fica mara! Mas nada comparado aos seu cabelo que eu achei maravilhosamente bem cuidado! HAHAH Beijos beijos

    www.verdadeescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios. Mesmo não sabendo muita coisa, é muito bom que vc cuide do seu cabelo.Os fios agradecem.
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  2. Amei a dica, uso tranças e meus cabelos (cacheados/crespos) qnd tiro ficam ressecados e danificados :( estava mesmo buscando formas de trata-lo economicamente e em casa. Essa parece sensacional e vai salvar minha semana.
    Obrigada pela dica ❤ mil beijos

    Com carinho,
    Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
  3. Olá! A dica é muito boa! Tenho certeza que irá ajudar muita gente. Não me preocupo tanto com os meus cabelos, mas deveria. É sempre importante cuidar deles. Parabéns pelo blog. Beijos!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom cuidar do cabelo
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  4. Menina, não sabia que a umectação era indicada pra quem tem cabelo liso também. às vezes a gente acha que só pq é liso não precisa de cuidados, pura bobagem!
    Vou ler mais a respeito, pq embora meu cabelo seja liso ele é sedoso, então tenho q ter mto cuidado ao colocar qlqr óleo no cabelo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina umectação é babadeira para todo o tipo de cabelo
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  5. Não sabia que a técnica de umectação pode também ser feita para qualquer tipo de cabelos, eu achava que sáo as cacheadas e crespas que podia fazer. Mas a umectação é ótima para os cabelos, gostei de saber os óleos liberados para a umectação, que bom que podemos fazer em casa mesmo, gostei muito das informações, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou. Fico feliz!
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  6. Eu fiz uma vez com o óleo da novex o novo de coco e amei meu cabelo ficou sem frizz e com umas ondas nas pontas lindas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umectação é babadeira né?
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  7. Olá Helaine, que linda você é! Estou te visitando pela primeira vez, e eu já posso dizer que eu amei o seu blog :) Seu cabelo ficou incrível com essa cor (gostaria de saber qual é haha), e parece estar bem saudável, deve ser por causa desse procedimento mesmo, que eu não conhecia! Meu cabelo é crespo, mas eu aliso a cada dois meses, quando cresce a raiz, e pinto também. Então, tem muita química e calor envolvidos haha, preciso de hidratação o mais rápido possível e de mais técnicas que possam me ajudar!

    Amei as dicas :) arrasou!

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada gata, logo logo vou fazer um vídeo explicando como eu deixo meu cabelo nessa cor. Olha se vc faz química super te indico a fazer umectação seu cabelo e você vão amar!
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  8. Oi Helaine, tudo bem? Gostei muito de saber um pouco mais sobre essa técnica. Confesso que nunca tentei fazer nada assim no meu cabelo em casa, sempre vou ao salão. Morro de medo de fazer algo diferente e estragar o cabelo haha Faço progressiva então só uso os produtos indicados por eles. Mas vou tentar, obrigada pela dica. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse tipo de cuidado não faz mal fazer em casa. Pode fazer despreocupada que você vai amar!
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  9. Que cabelo lindo o seu! Confesso que eu sou a pessoa mais desleixada quando o assunto é cabelo, no máximo passo um reparador de pontas e olhe lá... É legal ir conhecendo essas técnicas, dá sempre uma vontade de começar a cuidar um pouco mais, ainda mais vendo resultados tão lindos como o seu cabelo que é tão bem cuidado.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que cuidar gata, o cabelo agradece.
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  10. Eu sou a louca por dicas de cuidados capilares, acho importante sabermos cuidar de nossos fios afinal eles merecem todo nosso carinho e atenção ... Valeu pelas dicas!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  11. Que cabelo lindo, sério. Primeira vez por aqui, achei o blog um amorzinho.
    Ahhh, confesso que não dou a atenção que devia ao meu cabelo, por questões de: preguiça. Porém, eu deveria... hahaha

    www.FLOREJAR.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada gata!
      Tem que dar uma atenção aos fios. O cabelo é a moldura do nosso rosto ^^
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  12. Né? Eu adoro essas dicas, ainda mais agora que estou em uma fase muito investindo em mim <3 Amei seu cabelo e a cor dele!!

    www.amandamoresco.com.br

    ResponderExcluir
  13. Costumo fazer umectação todas as vezes que tiro as box braids. O resultado é incrivel no meu cabelo que fica tanto tempo sem ser hidratado ou nutrido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar do cabelo faz toda diferença não é mesmo!?
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  14. Eu vivo fazendo umas "mini" umectação, embora eu não consiga deixar meu cabelo ficar sujo para isso. Na verdade, ficar mais de dois dias sem lavá-lo me dá agonia o.O Quanto a essa técnica, é realmente ótima e eficaz :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já vale esse cuidado que você tem
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  15. Meu cabelo é cacheado e fazer a umectação é dar vida para as madeixas.
    Andei comprando um mix de óleos e achei o resultado maravilhoso nos fios.
    Amei suas dicas e a relação de óleos liberados ajuda bastante.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar do cabelo faz toda diferença não é mesmo!?
      Obrigada a visita. Beijo

      Excluir
  16. Quanto óleo vegetal que existe menina!!!amo o de Coco e abacate, Vou procurar esses outros em especial pracaxi! Depois conta mais sobre as propriedades de cada um ...bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei saber mais sobre essa técnica. Amo hidratar os cabelos beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa que máximo isso! Já quero fazer aqui em casa isso! ótima dica!

    ResponderExcluir