05
ago
2017

5 Locais para visitar no Rio de Janeiro

Viajar é uma das melhores atividades que podemos realizar durante aquelas tão sonhadas férias do trabalho ou faculdade. É um tempo a mais que teremos para nos divertir e também para aquele tempo de descanso e relaxamento que todos precisam para voltar a encarar a vida de maneira sorridente mais tarde.

E existem inúmeras possibilidades de escolha do melhor local para suas viagens, dependendo se a preferência é para áreas mais urbanas, movimentadas e cheias de gente, ou se o viajante prefere um local mais calmo, afastado da civilização e perto da natureza.

Um dos locais mais visitados pelos turistas do mundo todo é a cidade do Rio de Janeiro. A capital do estado homônimo foi fundada em 1º de março de 1565, e passou a ser a capital do Brasil em 1621, posição que ocupou até a fundação de Brasília, em 1960. De lá pra cá o Rio de Janeiro acabou virando o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul. Por todo esse reconhecimento a cidade dos cariocas agora serve como um retrato dos brasileiros para as outras nações mundiais, independente se isso significa uma coisa boa ou ruim.

A cidade ainda é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, e é a segunda maior metrópole do Brasil, atrás apenas da cidade de São Paulo. O Rio de Janeiro representa ainda o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, estimado em 140 bilhões de reais.

E se você pensa em viajar para o Rio de Janeiro, conheça a seguir cinco dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

5 Locais para visitar quando for ao Rio de Janeiro


 

Cristo Redentor

A estátua que retrata Jesus Cristo foi inaugurada em 1931. Pesando cerca de 1145 toneladas e com mais de 30 metros de altura, a estátua é considerada a terceira maior imagem de Cristo do mundo. Em 2012 foi incluída pela UNESCO na lista de patrimônios da humanidade. Para acessa-lo só é possível com carros autorizados ou através do Trem do Corcovado. Para melhorar a acessibilidade para deficientes, foram instaladas escadas rolantes no local.

Pão de Açúcar 

Com mais de 600 milhões de anos de idade, o Pão de Açúcar é um dos cartões-postais mais famosos do Brasil. A atração principal do morro é a estação de teleférico localizado no seu topo. Conhecido como o Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico liga-se ao Morro da Urca e a Praia vermelha. Inaugurado em 1912, estima-se que mais de 37 Milhões de pessoas passaram por ele em visitação, dentre elas figuras históricas como Albert Einstein e o Presidente americano John F. Kennedy.

 

Floresta da Tijuca 

No século XIX, depois de uma devastação no local para o uso de madeira, Don Pedro II ordenou um reflorestamento. Confiando a missão ao major Archer, mais de cem mil mudas de arvores foram plantadas em 13 anos. O substituto do major, o barão d’Escragnolle foi o responsável pelo trabalho de paisagismo no local, transformando a floresta em um parque com áreas de lazer e lagos. Atualmente o local oferece várias atividades, trilhas com diversas dificuldades para os aventureiros, espaços para prática de esportes como ciclismo e montanhismo, espaços reservados para alimentação, praças com brinquedos para crianças, restaurantes e um museu.

Mirante Dona Marta 

Com 360 metros de altura o Mirante é um dos pontos mais visitados da cidade, lá é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade e observar outros pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã e as famosas praias. Para chegar ao Mirante a há possibilidade de ir a pé ou ir de carro. Para ir a pé, é necessário ir através de uma trilha que se inicia no topo da favela Santa marta, uma favela pacífica, prepare-se para uma caminhada de 45 minutos.

 

Texto por Matheus Bertoluci

www.matheusbertoluci.com.br