Decoração casa na praia


Estamos saindo do inverno e o calor já está chegando. Se você possui casa na praia, ou até mesmo um apartamento de frente para o mar, já está na hora de pensar nela com mais carinho, a fim de fazer com que qualquer espaço consiga proporcionar conforto, sem possíveis dores de cabeça com a falta de planejamento e manutenção. 
Portanto, aqui no blog, vamos dar algumas dicas para quem quer transformar a decoração de casa de praia e torná-la a principal aliada das férias. Bora lá?


Temática da decoração de casa de praia 

Há, claro, quem não goste de sair do clichê, e os tradicionais peixinhos e tubarões aparecem para dar o ar da graça na decoração de casa de praia. Não é errado, afinal, estes elementos são característicos da região e combinam muito com qualquer cômodo, sendo um curinga da harmonização. 
Contudo, vale lembrar: você tem passe livre para ousar e criar um décor no qual você se sinta bem. A casa de praia permite tanto a criação de ambientes mais despojados com o uso de cores quentes, quanto ambientes mais intimistas, com o uso de cores mais cleans. 
O gosto pessoal é o que mais influenciará na composição final.


Uso de materiais alternativos para o décor 

Intrinsecamente ligado à escolha do estilo, está o uso de materiais que se integrarão no espaço. Concreto, madeira de demolição, fibras naturais, bambu e mesmo o uso de cerâmica, alumínio e inox são itens resistentes à maresia e que garantem boas combinações. 
Importante: O uso de ferro e outros materiais que oxidam com facilidade devem ser evitados, pois todo o décor da casa de praia pode ficar comprometido.


Iluminação e ventilação são essenciais! 

Para a decoração de casa de praia, é muito importante valorizar a iluminação e a ventilação. O primeiro, visa aproveitar ao máximo a luz natural, a fim de economizar energia pelo maior tempo possível. Já a ventilação é fundamental para evitar que os cômodos fiquem demasiadamente abafados e que os mobiliários fiquem com mau cheiro. 
Um bom segredinho neste caso é criar um jardim em uma varanda ou perto da casa de praia para que a pequena vegetação tenha o poder de refrescar os espaços internos por meio do vento. 
Para ajudar na iluminação, procure usar pisos claros, pois a luz reflete e deixa o ambiente mais iluminado.


Mobiliários funcionais e simples 

Dê preferência aos mobiliários de madeira envernizados para melhor conservação. O melhor, é que eles sejam abertos ou que contenham pequenas venezianas para que a ventilação possa circular de forma completa. 
Para as cadeiras e poltronas, opte por materiais fáceis de limpar e que não absorvam a umidade para não ficarem com mau cheiro também.


Truques e mais truques praianos 

– Mantas e almofadas são o segredo para deixar qualquer ambiente aconchegante e confortável. Então, use e abuse destes elementos para a decoração de casa de praia também. O ideal é que elas, de alguma forma, combinem com o estilo previamente definido por você. 
Quadros são bem vindos como na foto acima, procure alguns que combinam com seu ambiente, e faça uma harmonização com diversos modelos e formatos. 
– Se você vai optar por uma pequena reforma, prefira revestimentos que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato, ou que sejam impermeáveis, como os decks de madeira. 
– Como se trata de um ambiente descontraído, vale apostar na integração de espaços. Principalmente se a casa de praia é pequena e não tem tanto espaço para colocar em prática todas as ideias.

Texto por Matheus Bertoluci

10 comentários:

  1. Que lindas as decorações, uma decoração bem elaborada faz a maior diferença numa casa principalmente quando é casa de praia. Fiquei apaixonada pela decoração muito aconchegante os ambientes, gostei muito das dicas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Adoro casa de praia.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Que lindas decorações amaria ter a primeira ou a segunda.
    Adoro casa de praia.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Casa inspiração linda !!! Se um dia tiver uma casa de praia, vou querer algo bem colorido e voltado para o mais rústico e prático, acho que combina bem.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  4. É um verdadeiro sonho suas inspirações para decoração,cada uma mais linda que a outra, como de muita iluminação e flores.Amei o post linda

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei as decorações, lindas e suaves, e tem um "q" de casa fresquinha, eu simplesmente adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas essas inspirações né!?
      Obrigada a visita.
      Beijo

      Excluir