07
set
2017

Decoração casa na praia

Estamos saindo do inverno e o calor já está chegando. Se você possui casa na praia, ou até mesmo um apartamento de frente para o mar, já está na hora de pensar nela com mais carinho, a fim de fazer com que qualquer espaço consiga proporcionar conforto, sem possíveis dores de cabeça com a falta de planejamento e manutenção. 

Portanto, aqui no blog, vamos dar algumas dicas para quem quer transformar a decoração de casa de praia e torná-la a principal aliada das férias. Bora lá?

 

Temática da decoração de casa de praia 


Há, claro, quem não goste de sair do clichê, e os tradicionais peixinhos e tubarões aparecem para dar o ar da graça na decoração de casa de praia. Não é errado, afinal, estes elementos são característicos da região e combinam muito com qualquer cômodo, sendo um curinga da harmonização. 

Contudo, vale lembrar: você tem passe livre para ousar e criar um décor no qual você se sinta bem. A casa de praia permite tanto a criação de ambientes mais despojados com o uso de cores quentes, quanto ambientes mais intimistas, com o uso de cores mais cleans. 

O gosto pessoal é o que mais influenciará na composição final.

Uso de materiais alternativos para o décor 


Intrinsecamente ligado à escolha do estilo, está o uso de materiais que se integrarão no espaço. Concreto, madeira de demolição, fibras naturais, bambu e mesmo o uso de cerâmica, alumínio e inox são itens resistentes à maresia e que garantem boas combinações. 

Importante: O uso de ferro e outros materiais que oxidam com facilidade devem ser evitados, pois todo o décor da casa de praia pode ficar comprometido.

 


Iluminação e ventilação são essenciais! 

 

Para a decoração de casa de praia, é muito importante valorizar a iluminação e a ventilação. O primeiro, visa aproveitar ao máximo a luz natural, a fim de economizar energia pelo maior tempo possível. Já a ventilação é fundamental para evitar que os cômodos fiquem demasiadamente abafados e que os mobiliários fiquem com mau cheiro. 

Um bom segredinho neste caso é criar um jardim em uma varanda ou perto da casa de praia para que a pequena vegetação tenha o poder de refrescar os espaços internos por meio do vento. 

Para ajudar na iluminação, procure usar pisos claros, pois a luz reflete e deixa o ambiente mais iluminado.

Mobiliários funcionais e simples 

 

Dê preferência aos mobiliários de madeira envernizados para melhor conservação. O melhor, é que eles sejam abertos ou que contenham pequenas venezianas para que a ventilação possa circular de forma completa. 

Para as cadeiras e poltronas, opte por materiais fáceis de limpar e que não absorvam a umidade para não ficarem com mau cheiro também.

 

Truques e mais truques praianos 

 

– Mantas e almofadas são o segredo para deixar qualquer ambiente aconchegante e confortável. Então, use e abuse destes elementos para a decoração de casa de praia também. O ideal é que elas, de alguma forma, combinem com o estilo previamente definido por você. 

Quadros são bem vindos como na foto acima, procure alguns que combinam com seu ambiente, e faça uma harmonização com diversos modelos e formatos. 

– Se você vai optar por uma pequena reforma, prefira revestimentos que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato, ou que sejam impermeáveis, como os decks de madeira. 

– Como se trata de um ambiente descontraído, vale apostar na integração de espaços. Principalmente se a casa de praia é pequena e não tem tanto espaço para colocar em prática todas as ideias.

 

Texto por Matheus Bertoluci

www.matheusbertoluci.com.br