QUERO UM CABELÃO – O GUIA DE QUEM QUER TER UM CABELÃO

Olá gatinhas e gatonas,
Depois que fiz meu último BC (Big Chok) e cheguei ao meu desejado vermelho Rihanna, existe mais uma coisa que eu quero muito para me sentir realizada com o meu cabelo, que é ter um cabelão.
Durante muito tempo tive meu cabelo curto, mas agora quero mais, QUERO UM CABELÃO. E não é qualquer tipo de cabelo, quero meu cabelo saudável, bem tratado e vermelho. Mas, para isso, é necessário paciência e claro, cuidados. Por isso, estou fazendo esse guia, para que passamos juntas transformar esse cabelinho em cabelão.
E para começar o nosso guia quero um cabelão com o pé direito, vamos falar sobre a POROSIDADE CAPILAR.
Por mais que tenhamos cuidado com os nossos cabelos, haverá sempre algum momento em que iremos dar de cara com o ressecamento capilar, seja por problemas externos como a exposição à poluição, ar condicionado, temperaturas extremas ou problemas internos como má alimentação e problemas de saúde, por isso, é necessário saber identificar em qual nível de porosidade os cabelos estão para aí dar o devido tratamento a eles.
Existem três níveis de porosidade:
  • Baixa porosidade: ocorre quando o cabelo está com as cutículas bem fechadas. Nesse nível de porosidade existe mais dificuldades dos fios absorverem qualquer tipo de tratamento ou água.
  • Média porosidade: nesse nível as cutículas estão mais abertas, absorvendo qualquer tratamento ou água com facilidade. Cabelos nesse nível de porosidade é considerado saudável.
  • Alta porosidade: Cabelos que estão nesse nível de porosidade estão com as cutículas muito abertas, ressecados, com frizz e quebradiços. Absorve água com a mesma rapidez e facilidade que perde.

A porosidade capilar está ligada a capacidade que nossos cabelos possuem em absorver a água. Hoje o seu cabelo está com alta porosidade, mas nada te impede de cuidar dos fios e mudar esse nível. Por isso, é muito importante que você identifique qual é seu nível atual para fazer o tratamento correto. E para identificar, basta fazer o teste de porosidade capilar que é bem fácil e você pode fazer em casa.
Para fazer o teste você vai precisar de:
  • 1 copo com água;
  • 1 fio de cabelo (você nem precisa arrancar o fio, pode ser utilizado que fio que ficou preso em algum acessório ou aquele que caiu durante a finalização)
Fazendo o teste você mesma:
Em um copo cheio de água filtrada coloque o fio e aguarde por 10 minutos. Após esse tempo será verifique onde o fio parou.
  • Fio Afundou: alta porosidade.
  • Não afundou ou não boiou (no meio): média porosidade.
  • Fio boiou: baixa porosidade.

Identificado o nível da porosidade do fio, é hora de realizar o tratamento correto para o seu cabelo.
  • Alta porosidade: Está muito ressecado, por isso, ele precisa de reconstrução.
  • Média porosidade: Nível de porosidade ideal para os fios, sendo considerável saudável, é indicado nutrição.
  • Baixa porosidade: É indicada a hidratação, pois suas cutículas estão fechadas. Recomendado uso de touca térmica e banho morno (quente jamais!) para facilitar a absorção do tratamento abrindo um pouco as cutículas.

Já falei demais, por isso, vou ficando por aqui. Fique a vontade para comentar e fazer perguntinhas, o blog está cheio de dicas incríveis. Um beijo e até mais.

22 comentários:

  1. Esse teste é maravilhoso, da pra saber o que o cabelo precisa, eu ja fiz muitas vezes, a cor do seu cabelo ta lindo demais, beijos gatinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse teste é muito bom! Mal vejo a hora para poder fazer e ver o que os meus cabelos precisam

      Excluir
    2. Que bom que gostaram da dica <3

      Excluir
  2. Eu adoro o método de porosidade capilar ele sempre é eficaz mas o melhor é utilizar fios de areas diferentes do cabelo pra ver se todo cabelo necessita daquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz no meu cabelo e achei muito legal. Nunca tinha feito este teste.

      Excluir
    2. Muito legal sua observação Karina!

      Excluir
  3. Eu também quero um cabelão😍 não sabia que você tinha passado pela transição, estou neste processo. A ponta do meu cabelo é extremamente poroso, este foi um dos motivos para eu quero voltar ao natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei sim e olha não foi fácil. Mas no final deu certo. E força que vc também vai conseguir passar pela transição.

      Excluir
  4. Eu fiz este teste e meu cabelo fica no meio. Eu achei muito legal seu post e também quero meu cabelão de volta. Kkkk... Só que eu decidi não pintar e com tintura sempre é mais difícil. Eu tive o cabelo grandão e loiro e realmente me deu um pouco de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm ficou no meio kkk eu n uso química no meu cabelo, nas costumava usar prancha sem necessidade pq já eh liso... Mas quando me viciei na prancha confesso que meu cabelo chegou a mudar pq sofre com o calor e não conseguia manter o cabelão... Hoje faz mais de 3 anos que ele não ver prancha, mas cresceu tão rápido que hoje e feito capim kkkk acaba ficando exagerado mto rápido . Vc consegue amiga seu cabelão de volta hehehe

      Excluir
    2. Que bom que gostou da dica, tintura da realmente bastante trabalho.
      Thais eu tô doida pra meu cabelo crescer feito capim,mas óh... tá dificil hahahaha

      Excluir
  5. Eu amei o post e estava necessitando de uma explicação como a sua, já tinha ouvido falar sobre só teste do fio dentro do copo com água. Parabéns pela explicação. Arrasou demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana esse teste né, de vez em quando faço isso pra ver do meu cabelo precisa.

      Excluir
  6. Muito bom seu post, de vez em quando faço o teste de porosidade no meu cabelo. Ja estou ansiosa pra ver vc com cabelão, fico aqui imaginando, vc de cabelo curto já é linda,com cabelão e ainda vermelho vai ficar mais que top. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que interessante esse teste de porosidade, também quero um cabelão mas agora ele tá crescendo muito pouco! Vou fazer esse teste. Imagino você com um cabelão, vai ficar mais maravilhosa ainda.

    ResponderExcluir
  8. Mto bom saber sobre a porosidade, de fazer o teste no copo eu ja sabia, só não sabia a ordem correta e vc me ajudou mto.
    Seu cabelo ta lindoooo vermelhão agora é ter mesmo os cuidados certos pra cuidar ainda mais uma cor tão tensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia o teste e nem sabia para que servia! Esse post ajudou muitíssimo, agora ficou fácil saber o que o nosso cabelo tem né.

      Excluir
  9. Que máximo esse post hein. Não fazia ideia de Baixa, Média ou Alta porosidade, aprendi muito com esse post. Vou fazer esse teste com certeza, já estou curiosa para o resultado. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, pode fazer que dá super certo. Já fiz diversas vezes!

      Excluir
  10. O teste de porosidade acho super válido as vezes uso para recomeçar meu cronograma capilar.

    ResponderExcluir
  11. So pela foto do seu cabelo da pra saber o carinho e cuidado que tem por ele. Esse foi um dos post mais bem explicadinho sobre porosidade, ja tinha visto teste nunca fiz. Depois dessa aula vou fazer pra ver o que meu cabelo precisa. Bjosss

    ResponderExcluir