08
jun
2018

QUERO UM CABELÃO – O GUIA DE QUEM QUER TER UM CABELÃO

Olá gatinhas e gatonas,

Depois que fiz meu último BC (Big Chok) e cheguei ao meu desejado vermelho Rihanna, existe mais uma coisa que eu quero muito para me sentir realizada com o meu cabelo, que é ter um cabelão.

Durante muito tempo tive meu cabelo curto, mas agora quero mais, QUERO UM CABELÃO. E não é qualquer tipo de cabelo, quero meu cabelo saudável, bem tratado e vermelho. Mas, para isso, é necessário paciência e claro, cuidados. Por isso, estou fazendo esse guia, para que passamos juntas transformar esse cabelinho em cabelão.

E para começar o nosso guia quero um cabelão com o pé direito, vamos falar sobre a POROSIDADE CAPILAR.

Por mais que tenhamos cuidado com os nossos cabelos, haverá sempre algum momento em que iremos dar de cara com o ressecamento capilar, seja por problemas externos como a exposição à poluição, ar condicionado, temperaturas extremas ou problemas internos como má alimentação e problemas de saúde, por isso, é necessário saber identificar em qual nível de porosidade os cabelos estão para aí dar o devido tratamento a eles.

Existem três níveis de porosidade:

  • Baixa porosidade: ocorre quando o cabelo está com as cutículas bem fechadas. Nesse nível de porosidade existe mais dificuldades dos fios absorverem qualquer tipo de tratamento ou água.
  • Média porosidade: nesse nível as cutículas estão mais abertas, absorvendo qualquer tratamento ou água com facilidade. Cabelos nesse nível de porosidade é considerado saudável.
  • Alta porosidade: Cabelos que estão nesse nível de porosidade estão com as cutículas muito abertas, ressecados, com frizz e quebradiços. Absorve água com a mesma rapidez e facilidade que perde.

A porosidade capilar está ligada a capacidade que nossos cabelos possuem em absorver a água. Hoje o seu cabelo está com alta porosidade, mas nada te impede de cuidar dos fios e mudar esse nível. Por isso, é muito importante que você identifique qual é seu nível atual para fazer o tratamento correto. E para identificar, basta fazer o teste de porosidade capilar que é bem fácil e você pode fazer em casa.

Para fazer o teste você vai precisar de:

  • 1 copo com água;
  • 1 fio de cabelo (você nem precisa arrancar o fio, pode ser utilizado que fio que ficou preso em algum acessório ou aquele que caiu durante a finalização)

Fazendo o teste você mesma:
Em um copo cheio de água filtrada coloque o fio e aguarde por 10 minutos. Após esse tempo será verifique onde o fio parou.

 

  • Fio Afundou: alta porosidade.
  • Não afundou ou não boiou (no meio): média porosidade.
  • Fio boiou: baixa porosidade.

 

Identificado o nível da porosidade do fio, é hora de realizar o tratamento correto para o seu cabelo.

  • Alta porosidade: Está muito ressecado, por isso, ele precisa de reconstrução.
  • Média porosidade: Nível de porosidade ideal para os fios, sendo considerável saudável, é indicado nutrição.
  • Baixa porosidade: É indicada a hidratação, pois suas cutículas estão fechadas. Recomendado uso de touca térmica e banho morno (quente jamais!) para facilitar a absorção do tratamento abrindo um pouco as cutículas.

Já falei demais, por isso, vou ficando por aqui. Fique a vontade para comentar e fazer perguntinhas, o blog está cheio de dicas incríveis. Um beijo e até mais.