30
jan
2016

Objetos do Seu Dia a Dia Podem Deixar Sua Pele Manchada

Foto: Helaine Costa

Olá gatinhas e gatonas,

O sol em excesso e sem proteção é uma das principais causas do melasma, que são manchas que surgem no rosto, principalmente nas regiões das maçãs, testa e buço. Porém, não é só ele que leva a esse problema. No nosso dia a dia muito dos objetos considerados inofensivos, podem sim contribuir para o desenvolvimento dessas manchas.

A gravidez é outro fator que causa o melasma, devido as alterações hormonais. Mas, ele desaparece ao fim da gestação, quando os hormônios se normalizam.

Em pesquisas feitas por dermatologistas, existem outras fontes de luz e calor que contribuem para a produção excessiva de melanina, que é a proteína responsável por dar cor a pele, que acabam desenvolvendo o melasma. Que são:

  • Ferro de passar roupas: Produz muito calor, que a longo prazo, leva ao surgimento das manchas.
  • Fogão: O calor leva vasodilação, que deixa a pele vermelha e com o tempo, fará com que as manchas marrons apareçam.
  • Secador de Cabelo: Devido a produção de calor muito próximo do rosto, o secador é outro vilão.
  • Lâmpadas: Elas emitem radiação como o sol, porém em grau muito inferior. Mas a incidência constante da luz quanto mais próxima da pele, pode causar o melasma.
  • Tela do Computador: Da mesma forma que a lâmpada, os monitores também são fontes de radiação.
  • Televisão: Se a tela do computador faz mal, a televisão também está incluída nesta lista.
  • Celular: Outro vilão em potencial, ele está sendo usado cada vez mais em excesso e por isso a sua proximidade o faz responsável, por esse mal.

O melasma não tem cura, porém, com tratamentos dermatológicos e hábitos mais saudáveis, poderá ser atenuado. Por isso, é imprescindível o uso constante do protetor solar, mesmo dentro de casa, em ambientes fechados e em dias nublados ou chuvosos. Evitando exposição excessiva ao sol após as 10 horas da manhã. Outra forma de se proteger e usando chapéu ou boné, com um pouco de criatividade é possível montar um look incrível com esses acessórios.

Beijos!