07
set
2016

O Miss Brasil 2016 Me Representa

Imagem: Miss Brasil be emotion

Olá gatinhas e gatonas,

Há poucos dias falei para vocês que a miss Espírito Santo 2016 é negra e cacheada.

Post que mostra a coroação da miss ES AQUI.


Não costumo falar disso porque não tenho muita propriedade sobre o assunto. Para ser mais exata posso dizer que sou completamente leiga quando falam sobre representatividade e como sempre, dá polêmica prefiro não falar. Entretanto, não poderia deixar passar despercebido a edição do Miss 2016 que acontecerá amanhã dia 01 de outubro, porque pela primeira vez eu me vi e me senti representada tanto pela candidata do meu estado vendo outras modelos participantes também. 

O que me chamou a atenção é que pela primeira vez no concurso terá 6 candidatas negras, o equivalente a 25% das participantes. Comparado à população brasileira é um número baixo, visto que cerca 54% das pessoas são negras. Mas, como os assuntos igualdade racial e representatividade negra na mídia vêm crescendo fortemente, vamos comemorar.

Em toda história do concurso, apenas uma negra foi coroada a Miss Brasil. Deise Nunes, representando o Rio grande do Sul em 1986.

Google Imagens

Vale destacar também que na edição anterior do concurso, entre as 27 candidatas apenas uma era negra, Amanda Balbino, Miss Distrito Federal 2015. A miss disse em uma entrevista que quase desistiu de ser modelo e de participar de concursos de beleza, pois queriam que ela alisasse o cabelo, mudando os seus traços negros.

Google Imagens

Além de representar a beleza negra, as candidatas a Miss 2016, são referência para as mulheres e meninas que desejam assumir a beleza natural nos cabelos, sejam eles crespos ou cacheados.

E as representantes são elas:

  • Victória Esteves
Imagem: Miss Brasil be emotion
  • Beatriz Nalli
Imagem: Miss Brasil be emotion

  • Deise D’Anne
Imagem: Miss Brasil be emotion

  • Raissa Santana

Imagem: Miss Brasil be emotion

  • Mariana Theol

Imagem: Miss Brasil be emotion

  • Sabrina de Paiva

Imagem: Miss Brasil be emotion

E aí gatas? Se identificaram também com alguma dessa candidatas lindas e poderosas? Se sim, deixe seu comentário.

Um beijo e até a próxima!