20
abr
2018

A surdez e a língua de sinais (Libras) no Brasil

A Libras é a segunda língua mais utilizada no Brasil, sendo o principal meio de comunicação das pessoas surdas, que hoje representam um total de 9,7 milhões de Brasileiros, estes que apresentam dificuldades para se comunicar e que necessitam da linguagem de sinais. 

Apesar do mundo mais adaptado de hoje, é lamentável a falta de estrutura para lidar com todas essas pessoas, tornando a vida desses indivíduos mais difícil, por isso, é de grande ajuda que as pessoas saibam como se comunicar com esse grupo, além de a grande ajuda para sociedade, a pessoa que sabe Libras também se torna mais valorizada no mercado de trabalho. 

Pensando no dia a dia dessas pessoas, e, na diferença que um ser humano pode fazer na sociedade aprendendo a se comunicar com elas, falaremos hoje sobre a linguagem de sinais. 

A Surdez e a inclusão 

Muitas pessoas acreditam que a surdez é totalmente hereditária. Na verdade, entre as causas de perda auditiva congênita que não são de natureza hereditária incluem infecções pré-natais, doenças, toxinas consumidas pela mãe durante a gravidez ou outras condições que ocorrem no momento do nascimento ou pouco depois. Prematuridade, diabetes materno, herpes e rubéola são as mais comuns. Já outras doenças, como o hipotireoidismo, podem causar problemas de zumbido. Por isso, a importância de buscar tratamentos

O que é Libras? 

A linguagem de sinais Brasileira é a Libras, o principal meio de comunicação dos surdos que vivem no Brasil. 

Cada país irá apresenta sua própria linguagem de sinais e todas diferentes entre si, isso significa que se um surdo sair do Brasil e tentar se comunicar com um surdo de outro País provavelmente não irá conseguir já que se comunicam de formas diferentes, o mesmo acontece com os surdos de outros países. 

Importância da Libras

Como já mencionado, 9,7 milhões de Brasileiros são surdos, o que é uma enorme parcela para nossa sociedade. As pessoas que estão aptas a se comunicar com eles com certeza fazem uma grande diferença não só para o nosso País, mas para a vida dessas pessoas. 

É importante a presença de profissionais que possam ajudar crianças nas escolas, ensinem outras pessoas a se comunicar e que saibam prestar ajuda aos surdos quando precisarem. Hoje a Libras pode ser um grande diferencial na sua vida, dando a ela um sentido nobre e te tornando uma pessoa valiosa a nossa sociedade. 

Aprendizado 

É incrível como a aprendizagem de Libras pode ser gratificante e simples, possuindo um dialeto fácil de compreender, onde em algumas horas de treino você já consegue montar suas primeiras palavras e nos primeiros dias de prática suas primeiras frases. A comunicação é muito simples e fácil, os sinais não são complexos e de aprendizagem extremamente rápida. 

Atualmente existem algumas instituições e cursos online que ensinam Libras, um dos mais recomendados é o curso online Academia de Libras, muito bem conceituado, com uma plataforma simples, aulas completas e de fácil entendimento, exercícios para treino e um ótimo suporte, aprenda sem sair de casa. 

Aprender Libras vai fazer um grande diferencial na sua vida, te possibilitando novas oportunidades e uma posição de destaque na sociedade. 

Ficou interessado em aprender a língua de sinais? Então conheça o curso de libras online: https://www.academiadelibras.com/

Texto por Alexandre Avila