A surdez e a língua de sinais (Libras) no Brasil


A Libras é a segunda língua mais utilizada no Brasil, sendo o principal meio de comunicação das pessoas surdas, que hoje representam um total de 9,7 milhões de Brasileiros, estes que apresentam dificuldades para se comunicar e que necessitam da linguagem de sinais. 
Apesar do mundo mais adaptado de hoje, é lamentável a falta de estrutura para lidar com todas essas pessoas, tornando a vida desses indivíduos mais difícil, por isso, é de grande ajuda que as pessoas saibam como se comunicar com esse grupo, além de a grande ajuda para sociedade, a pessoa que sabe Libras também se torna mais valorizada no mercado de trabalho. 
Pensando no dia a dia dessas pessoas, e, na diferença que um ser humano pode fazer na sociedade aprendendo a se comunicar com elas, falaremos hoje sobre a linguagem de sinais. 

A Surdez e a inclusão 
Muitas pessoas acreditam que a surdez é totalmente hereditária. Na verdade, entre as causas de perda auditiva congênita que não são de natureza hereditária incluem infecções pré-natais, doenças, toxinas consumidas pela mãe durante a gravidez ou outras condições que ocorrem no momento do nascimento ou pouco depois. Prematuridade, diabetes materno, herpes e rubéola são as mais comuns. Já outras doenças, como o hipotireoidismo, podem causar problemas de zumbido. Por isso, a importância de buscar tratamentos

O que é Libras? 
A linguagem de sinais Brasileira é a Libras, o principal meio de comunicação dos surdos que vivem no Brasil. 
Cada país irá apresenta sua própria linguagem de sinais e todas diferentes entre si, isso significa que se um surdo sair do Brasil e tentar se comunicar com um surdo de outro País provavelmente não irá conseguir já que se comunicam de formas diferentes, o mesmo acontece com os surdos de outros países. 

Importância da Libras
Como já mencionado, 9,7 milhões de Brasileiros são surdos, o que é uma enorme parcela para nossa sociedade. As pessoas que estão aptas a se comunicar com eles com certeza fazem uma grande diferença não só para o nosso País, mas para a vida dessas pessoas. 
É importante a presença de profissionais que possam ajudar crianças nas escolas, ensinem outras pessoas a se comunicar e que saibam prestar ajuda aos surdos quando precisarem. Hoje a Libras pode ser um grande diferencial na sua vida, dando a ela um sentido nobre e te tornando uma pessoa valiosa a nossa sociedade. 

Aprendizado 
É incrível como a aprendizagem de Libras pode ser gratificante e simples, possuindo um dialeto fácil de compreender, onde em algumas horas de treino você já consegue montar suas primeiras palavras e nos primeiros dias de prática suas primeiras frases. A comunicação é muito simples e fácil, os sinais não são complexos e de aprendizagem extremamente rápida. 
Atualmente existem algumas instituições e cursos online que ensinam Libras, um dos mais recomendados é o curso online Academia de Libras, muito bem conceituado, com uma plataforma simples, aulas completas e de fácil entendimento, exercícios para treino e um ótimo suporte, aprenda sem sair de casa. 
Aprender Libras vai fazer um grande diferencial na sua vida, te possibilitando novas oportunidades e uma posição de destaque na sociedade. 

Ficou interessado em aprender a língua de sinais? Então conheça o curso de libras online: https://www.academiadelibras.com/

Texto por Alexandre Avila

23 comentários:

  1. Gente, nesse exato momento estou esperando meu marido sair da aula de Libras, daqui a uma horinha ele sai falando em sinais comigo, muito bom o post, acho super importante o pessoas se engajar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito bom se todo undo soubesse pelo menos o básico não é mesmo?
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  2. Acho bem interessante sobre esse assunto. E super acho que deveriam incluir sobre isso nas escolas como uma matéria. Parabéns por abordar esse assunto. Super bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse assunto é super importante e deixam passar.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  3. Eu acho muito importante esse tema e concordo com a Dianny, deveria ser ensinado em escolas. Muitas pessoas confundem Libra com Braily (não sei se escreve assim) como foi no enem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nesse enem muitas pessoas passaram por dificuldades por falta de uma informação que poderia ser passada nas escolas.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  4. Minha filha está aprendendo porque esse ano fez amizade com uma menina que é deficiente, então ela nos ensina, ela fala que quando ela vir aqui em casa, não se sinta desconfortável , porque podemos entender ela , muito legal seu post, e concordo as escolas deveriam se preocupar com isso mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso! Esse é o verdadeiro significado da palavra inclusão!
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  5. Nanna, muito bom o seu post, eu não tive muito contato com pessoas surdas, então não tenho noção de como as coisas devem ser difíceis. Mas imagino o quanto se tem de dificuldade no dia a dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  6. Adorei o post, não sabia que tem tanta gente assim com dificuldades para se comunicar, gostei muito de saber mais sobre libras, esse é um assunto muito importante de ser abordado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo vivi, precisamos nos informar mais
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  7. Então eu tenho uma irmã surda e ela não sabe libras pq tem vergonha de ir aos cursos. Vou indicar para ela este site e eu também já quero ver. Amei o post . Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante incentivá-la. Fundamental para uma comunicação eficiente. Beijos.

      Excluir
    2. Que bom que esse post foi útil para você Catharina fico muito feliz com isso! Incentiva ela mesmo a fazer o curso e a ver o site que será muito bom e importante pra ela.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  8. Eu entendo um pouco de libras, tenho amigos e amigas que são surdos e mudos e outros que tem problema de audição.. desde de criança que tenho muito interesse em fazer o curso. Admiro demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thais que você tem essa noção, libras não deixa de ser um "idioma" para que possamos conversar com quem não pode nos ouvir.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  9. Importantíssimo!! Eu já participei de um projeto numa escola de inclusão para alunos especiais. É imprescindível o conhecimento de LIBRAS para o professor ou agente escolar . Promove uma interação e aprendizagem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é uma ótima ideia realizar trabalhos em escolas, para que as crianças possam cada vez mais se conscientizar sobre a importância de aprender línguas de sinais

      Excluir
    2. concordo com vc Gi, seria muito bom se todas as pessoas soubessem pelo menos o básico de libras para poder se comunicar com as pessoas surdas.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
    3. Gi, quero muito participar de projetos como este, procurei na minha cidade e não tem acredita, estou conversando com alguns estudantes da área para desenvolvermos algo.

      Excluir
  10. Eu ja tive amiga na escola com deficiência auditiva e oq sei em libras hj é graças a ela.
    Amo demais esse universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc sabe, agora vc pode se comunicar com muitas pessoas <3
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir